sábado, 25 de setembro de 2010

Detector Óptico de fumaça

O detector de fumaça é sensível aos produtos de combustão que sejam absorvidos ou dispersos por radiação, visível e/ou ultravioleta.
A maioria dos detectores ópticos detecta fumaça pelo princípio de dispersão luminosa, também conhecida por efeito de Tyndall. O detector é constituído por uma câmara de fumaça configurada como um labirinto.

Este elemento evita a entrada de luz ambiente dentro da câmara, onde existem um emissor e um receptor de luz infravermelha posicionada de tal modo que a luz enviada pelo emissor, em condições normais, não chega ao receptor.

Quando a fumaça entra na câmara a luz emitida é dispersa pelas partículas de fumo fazendo com que alguma luz chegue ao receptor.

Quanto maior a quantidade de fumaça, maior a quantidade de luz que chega ao receptor,
desencadeando-se o alarme.


Referencia:




Um comentário:

  1. Annie Carolyn -> grupo 1 - 2ºC26 de setembro de 2010 às 00:09

    Atualmente a tecnologia esta bastante avança e já existem certos equipamentos que são muitos uteis em nossas vidas, que podem evitar certos “problemas”.

    O detector de fumaças, por exemplo, esse equipamento tem enorme utilidade em fabricas, comércios e até mesmo em casas. Ele pode evitar incêndios.

    Este aparelho tem como objetivo disparar seu alarme assim que ele sentir algum sinal de fumaça no ambiente onde ele se encontra. Fazendo isso, um mecanismo dele começa a soltar água evitando um desastre.

    Um dos princípios utilizados para a construção do detector óptico de fumaça é o principio óptico.

    E não é apenas esse novo recuso importante que existe, já existem vários outros equipamentos tão eficientes ou ate mais eficientes do que o detector de fumaça.

    Outro equipamento que também utiliza esse princípio óptico é o detector de câmeras ocultas (conheça como ela funciona em nossas postagens).

    ResponderExcluir